CRM (CENTRAL DE RELACIONAMENTO COM O CLIENTE)

 

CRM 2

CRM NA PRÁTICA:

– Estratégia de negócios com foco no cliente

– Ações da empresa voltadas as necessidades do cliente ao invés dos produtos.

 

Engloba as seguintes áreas:

– Marketing

– Vendas

– Serviços de atendimento

 

Deve – se tomar cuidado para não confundir estratégia com sistemas CRM (soluções tecnológicas) que permitem aplicação mais eficaz da estratégia de CRM.

Para obter mais informações, os sistemas são divididos em dois tipos, o de aquisição e o de interação:

 

 

SISTEMAS DE INTERAÇÃO:

– Call center

– Sistemas de frente de caixa (PDV’s).

– Sistemas força de vendas (SFA’s) – Usados pela equipe comercial para acessar produtos, registrar vendas agendar entregas, etc.

 

SISTEMAS DE AQUISIÇÃO DO CONHECIMENTO:

São os sistemas usados para analisar os dados coletados nos sistemas de interação. Esses dados são processados e apresentados no formato de relatórios e gráficos para serem interpretados e seja tomada a decisões.

As empresas podem utilizar para os seguintes fins:

– Segmentar clientes.

– Planejar campanhas.

– Se informar sobre os processos de vendas e relacionamento.

– Maior conhecimento sobre seus clientes.

 

Quando aplicado em Vendas é possível ser analisados as seguintes informações:

– Abrangência dos produtos/Serviços nas áreas de atuação da empresa.

– Fazer um gerenciamentos territorial (qual local aceita melhor o produto)

– Gerenciar os melhores contatos e oportunidades de negócio

– Melhorar as etapas de vendas

– Identificar vendas casadas.

 

FONTE:

http://www.agendor.com.br/blog/o-que-e-crm/

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